Alimentação

Alimentos chave para uma dieta saudável

O interesse pela alimentação e, em particular, pela alimentação saudável, tem sido crescente e notório ao longo destes últimos anos. E umas das principais razões para que tal aconteça é, efetivamente, o facto de existirem cada vez mais evidências de que os nossos hábitos alimentares influenciam diretamente o nosso estado geral de saúde. Uma dieta saudável não é sinónimo de restrições alimentares ou alterações radicais de hábitos. Uma dieta equilibrada representa, em primeiro lugar, uma mudança gradual na forma como olhamos para os alimentos e também a consciência que vamos ganhando sobre o que esses alimentos podem representar para a nossa saúde. Depois de percebermos a importância de tudo aquilo que ingerimos, certamente iremos, aos poucos, começar a introduzir ou alterar hábitos, de forma a que a nossa alimentação seja o mais variada, equilibrada e completa possível. E, para isso, podemos contar com a ajuda de alguns superalimentos indispensáveis.

Como manter uma dieta saudável

Antes de olharmos com maior detalhe para tudo aquilo que ingerimos, existem algumas regras básicas que devemos ter sempre em conta e que nos ajudarão ao longo de todo este processo para o início de uma dieta saudável.

  • Tomar o pequeno-almoço é uma regra chave para o início de um dia pleno de energia e bem-estar;
  • Não devemos, sendo possível, estar mais de três horas e meia sem comer, da mesma forma que devemos evitar saltar refeições;
  • Devemos fazer refeições tranquilamente, tirando o máximo partido e prazer dos alimentos que estamos a ingerir;
  • É importante a ingestão de alimentos de todos os grupos alimentares;
  • Comer sopa no início das refeições é uma excelente opção;
  • A ingestão de gorduras deve ser feita de forma moderada e tendo sempre em atenção o tipo de gordura que estamos a ingerir;
  • Reduzir o máximo possível o consumo de açúcar e sal;
  • Evitar sempre que possível os alimentos processados, dando preferência aos ingredientes naturais;
  • Manter os níveis de hidratação, beber bastante água ao longo do dia;
  • A ingestão de álcool deve ser moderada;
  • Tentar ao máximo conhecer aquilo que estamos a consumir, por exemplo, através da leitura de rótulos.

Alimentos indispensáveis para uma dieta saudável

Não há qualquer dúvida de que uma alimentação equilibrada tem um impacto altamente positivo no nosso bem-estar. A nutrição é uma componente fundamental para manter os nossos níveis de energia e vitalidade e para o nosso estado de saúde em geral. Uma alimentação variada só nos trará benefícios e, por isso mesmo, devemos conhecer alguns superalimentos que nos ajudarão a conseguir uma energia extra.

  • Brócolo: este é um alimento muito rico em vitamina C e também em minerais como o zinco, ferro e cálcio, o que contribui de forma decisiva para o fortalecimento do nosso sistema imunitário e também para a prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Gengibre: o gengibre é uma verdadeira caixinha de surpresas. Além da sua versatilidade, este é um ingrediente que é importante na prevenção de várias doenças, ajuda no normal funcionamento do intestino e é também essencial para o reforço do sistema imunitário;
  • Cenoura: Um ingrediente riquíssimo em vitaminas K e C e potássio. É uma excelente fonte de fibra e contém outros nutrientes absolutamente essenciais para a manutenção de uma dieta variada;
  • Beterraba: Talvez este não seja um ingrediente muito consensual pois o seu sabor é bastante particular. No entanto, é importante aprender a gostar de beterraba pois ela representa uma incrível fonte de vitaminas, potássio, ferro e também magnésio, sendo uma forte aliada no combate às doenças cardiovasculares;
  • Aveia: Conhecida por ser um supercereal, é um alimento extraordinariamente rico em proteína, ferro, cálcio e potássio. Além de ser uma fonte de energia, contribui ativamente na prevenção de variadas doenças;
  • Oleaginosas: temos como exemplos de oleaginosas as amêndoas, as nozes e as avelãs. São ricas em ómega 3 e ajudam-nos a ter mais energia, ao mesmo tempo que são importantes para o nosso coração e também para o nosso cérebro;
  • Frutos vermelhos: Conhecidos por serem poderosíssimos antioxidantes, são indispensáveis na nossa ementa diária.

Estes são apenas alguns exemplos de alimentos que contêm uma espécie de superpoderes para a nossa saúde, mas há muitos mais que poderíamos acrescentar a lista.

A importância de uma dieta equilibrada

Diariamente, o nosso organismo é sujeito a diversas agressões e, quando existe alguma fragilidade, muito provavelmente não vamos conseguir dar resposta a essas mesmas agressões. O resultado será, inevitavelmente, algum tipo de doença, seja ela mais ou menos grave.

O normal funcionamento do nosso organismo requer o consumo diário de vitaminas, minerais e outros nutrientes para que, desta forma, todas as suas funções sejam asseguradas e possamos viver em pleno sem que o nosso bem-estar seja afetado.

O segredo para uma alimentação equilibrada e variada é a cor. A cor no prato. Quanto mais colorido for o seu prato (em alimentos não processados, claro), mais saudável será a sua dieta. Pode não ser fácil, é certo, mas tudo se tornará um bom hábito!

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