Exercício

Mente sã em corpo são

A expressão é já bem antiga e não existe qualquer dúvida de que faz todo o sentido. Ter uma mente e corpo sãos é, garantidamente, um grande passo para o nosso bem-estar, autoestima e, consequentemente, para a nossa felicidade.

Todos temos formas diferentes de lidar com problemas e situações diversas, mas é inequívoco o facto de que, cada vez mais, estamos constantemente expostos a situações de grande stress e ansiedade. E, tendo em conta que o nosso estado mental e emocional depende de vários fatores, é muito importante ter ferramentas que nos ajudem a lidar com as tantas e tão diferentes situações com as quais nos deparamos.

Toda a nossa mente está intimamente relacionada com a componente física e, quando mentalmente não estamos bem, isso refletir-se-á no nosso corpo e, muitas vezes, são problemas mentais e/ou emocionais que afetam o nosso desempenho a nível físico. São muitos os distúrbios provocados por desequilíbrios emocionais, psicológicos e sociais e, por isso, temos de trabalhar o mais possível a nossa mente para que possamos encontrar o equilíbrio que nos permite lidar melhor e com mais tranquilidade com situações e problemas que parecem, à partida, de difícil resolução.

Trabalhar as emoções pode mesmo ser uma tarefa bastante árdua e exige algum empenho para que possamos ser capazes de nos conhecermos a nós próprios e para que, desse autoconhecimento, possamos retirar aprendizagens que nos ajudem a encarar tão bem quanto possível cada contrariedade.

Como trabalhar positivamente a mente

A nossa mente tem um potencial incrível… É aqui que nascem e se desenvolvem todas as nossas ideias, projetos e sonhos e é também aqui que que se cria uma espécie de espelho para a realidade. E, quando não somos capazes de controlar os nossos pensamentos e emoções, corrermos o risco de enfrentar situações de grande stress, angústia e ansiedade. No entanto, e para que tal não aconteça, devemos trabalhar a nossa mente e aprender a desenvolver estratégias que nos permitam lidar com essas mesmas situações de uma forma mais controlada e equilibrada.

As ferramentas que podemos trabalhar são várias e, com elas, seremos capazes de moldar a nossa mente em função das várias adversidades com as quais vamos lidando ao longo da nossa vida.

O poder do pensamento positivo

Pode parecer fácil, mas nem sempre pensar de forma positiva está ao alcance de todos nós, pelo menos numa primeira abordagem. Mas, na verdade, ser positivo liberta-nos de alguma ansiedade, stress e momentos de angústia. Pensar positivo é encarar a situação ou o problema pensando, de imediato, em soluções, nunca ficando demasiado focado no problema ou na situação em si.

Pensar positivo é benéfico de todas as formas, é libertador e é um grande impulso para a nossa autoestima. E, se esta não é uma prática comum no nosso dia a dia, está definitivamente na altura certa de trabalhar esta competência que será, com toda a certeza, uma grande mais valia para a nossa saúde mental e, consequentemente, física.

Manter sempre o foco

Para conseguirmos alcançar algum equilíbrio e estabilidade emocional, é fundamental aprendermos a conseguir manter algum distanciamento do mundo exterior, de tudo o que nos rodeia, e focarmo-nos apenas em nós próprios. Refletir, até mesmo meditar, conhecermo-nos um pouco mais, perceber qual o caminho que queremos, efetivamente, seguir. Ao desenvolvermos este foco começamos, naturalmente, a controlar também a nossa capacidade de concentração e, consequentemente, o poder da nossa mente. Aos poucos, tudo o que é circunstancial vai começar a ter menos importância e o nosso foco será apenas tudo aquilo que realmente nos acrescenta algum valor.

Gratidão

A gratidão é, muito provavelmente, um dos passos mais importantes para que possamos alcançar o nosso equilíbrio e, como consequência, tornarmo-nos pessoas mais felizes. Nem sempre sermos gratos é um exercício fácil. Muitas vezes tudo à nossa volta parece negativo, mas, se repararmos, há sempre algo bom que poderemos retirar das situações, mesmo que só consigamos perceber isso muito mais tarde. É fundamental que tentemos sempre conseguir uma visão menos pessimista de cada situação, agradecendo pequenas coisas, pequenas ações, que nos possam deixar mais confortáveis e tranquilos. Agradecer alimenta sentimentos positivos e de felicidade.

Exercício físico

Fazer desporto é, talvez, uma das melhores coisas que podemos fazer para mantermos a nossa mente saudável. Além dos benefícios óbvios para o nosso corpo, a prática de exercício físico potência a libertação de serotonina e endorfina, que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade, ao mesmo tempo que promovem o nosso bem-estar.

A alimentação e um número de horas de sono adequado são excelentes aliados do exercício físico para que nos seja possível manter este tão desejado equilíbrio emocional e, como consequência, físico também.

Mudarmos pequenas atitudes do dia a dia, usarmos sempre palavras positivas e motivadoras, tentarmos ser mais positivos e gratos, tentarmos ser mais saudáveis, fará com certeza toda a diferença. Trabalhar a mente em nosso benefício terá um impacto incrivelmente positivo na forma como encaramos cada situação ou acontecimento na nossa vida.

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