You-Fit!

Como ter um estilo de vida saudável

De há uns anos para cá, estamos cada vez mais conscientes de que precisamos de ter um estilo de vida saudável. Temos ao nosso dispor imensa informação sobre o tema: alimentação saudável, novos hábitos alimentares, a prática de atividade física, manter a sua mente sã e muito mais.

Ter um estilo de vida saudável é mais do que ter saúde e boa forma física. É também ativamente cuidar do corpo e da mente.

E para isto não é preciso muito. Comece com uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, sejam caminhadas, idas ao ginásio ou exercício em casa. O importante e pôr o corpo a mexer e claro trabalhar e estimular a sua mente: ler um livro, fazer meditação, montar um puzzle, entre muitas outras coisas (adapte aos seus gostos pessoais).

Mas não basta “estalar os dedos” e entramos em modo saudável. Não é uma tarefa fácil, mas é seguramente possível. Comece por introduzir hábitos saudáveis no seu dia-a-dia. Dizem os entendidos que o melhor é fazê-lo passo-a-passo, ou seja, começar a mudar as suas rotinas pouco a pouco. Introduza o mais simples e fazível no início. As alterações mais drásticas deverão ficar para médio e longo prazo. Mudanças radicais muitas vezes resultam apenas por uma ou duas semanas. E depois vem a frustração. Então é melhor ir mudando gradualmente, para que deixe de ser uma obrigação e passe a um novo hábito.

A alimentação é um ponto fundamental nesta mudança, afinal nós somos aquilo que comemos. Uma alimentação mais equilibrada, não só irá ajudar na gestão do peso, como também melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Já ouviu falar da roda dos alimentos? Conhece os grupos alimentares e sabe em que proporção os pode combinar na sua alimentação diária? Aqui vão algumas dicas que o podem ajudar:

  • Coma mais fruta – às refeições (junte por exemplo fruta à sua salada), ao lanche e entre as refeições.
  • Aumente o consumo de água.
  • Privilegie as proteínas magras como o peixe, ovos e carnes brancas.
  • Reduza o consumo de açúcares processados, como os que existem por exemplo nos refrigerantes.
  • Introduza mais leguminosas na sua alimentação.

Não faça alterações radicais. O seu objetivo deve ser ajustar os seus hábitos gradualmente e começar a ver resultados, não apenas uma mudança temporária.

E porque falo eu em mudança temporária? Porque já por várias vezes passei pelo processo de querer mudar tudo de uma só vez. Resultou? Sim durante uns meses. Mas depois voltei ao registo alimentar anterior. Por isso digo, uma alteração de cada vez, para que no final tudo fique enraizado. Aprendi duas coisas que me ajudaram muito. A primeira foi usar o Google ou outros motores de busca e procurar receitas novas. E posso dizer-vos que nunca me deixou mal. A segunda, comer “com cor”, ou seja, ter no prato alimentos que lhe deem cor e o tornem alegre e atrativo.

Outra alteração que terá absolutamente de fazer é a prática regular de uma atividade física. Não estou a sugerir que se feche num ginásio ou comece a correr na rua, como se fosse participar numa maratona. Tire 30 minutos do seu dia (pelo menos) e vá fazer alguma coisa que goste: caminhar, ir ao ginásio, fazer uma aula de dança. O importante é que faça algo.

O exercício físico, para além de o poder ajudar a perder peso, vai fazer aumentar a sua auto-estima, reduzir o stress, dar-lhe mais energia. Vai notar a melhoria do seu humor, a redução dos sintomas de ansiedade e depressão. Gradualmente conseguirá um melhor equilíbrio mental.

E a sua mente, também precisará de ser alimentada? A resposta é sim. Seja curioso e procure o conhecimento. Enriqueça o seu intelecto com bons hábitos como por exemplo a leitura, visita a museus, ida a palestras. Vá ao teatro, ao cinema a exposições. Viaje!

E porque não experimentar a meditação? Pare e faça sessões à sua medida ao longo do dia. Não precisam de ser longas meditações, muito pelo contrário. O objetivo é sentir-se tranquilo, leve e bem consigo mesmo.

Meditar? Como faço isso? Eu nunca meditei, nem sei se serei capaz de o fazer…

Estas são algumas das questões que surgem quando se aborda o tema. Saiba que há muitas ferramentas que o ensinam a meditar, nomeadamente livros, áudios, vídeos e até cursos. Quando comecei optei pelos áudios de meditações guiadas, de 5 a 10 minutos cada. Há muito por onde escolher, no YouTube por exemplo.

Concluímos que ter um estilo de vida saudável é encontrar o equilíbrio entre corpo e mente.

Mas não se esqueça que, independentemente das escolhas que faça, faça-o por Si e só por Si. Seja feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *