
Ser vegan: uma forma de estar na vida
Numa altura em que os recursos do planeta estão praticamente esgotados e em que o número de habitantes nunca foi tão elevado, importa reflectir nas escolhas que fazemos diariamente, de forma a contribuirmos para um mundo melhor.
Ser Vegan (ou Vegano em bom português) é um despertar para uma consciência que oferece inúmeros benefícios para a saúde e para o ambiente. Pode ser a resposta para enfrentar os desafios a que a sociedade e o planeta estão sujeitos.
Segundo a The Vegan Society, “O veganismo é uma filosofia e um modo de vida que visa excluir – na medida do possível e praticável – todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito (…)”
Esta forma de estar na vida tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e estima-se que em 2021 existiam mais de 79 milhões de pessoas Vegan no mundo. Em Portugal, os adultos que optaram por um estilo de vida à base de vegetais representam já 9% da população. E a boa notícia é que está ao alcance de qualquer pessoa!
No que respeita à alimentação, as escolhas passam por eliminar produtos de origem animal, tais como a carne, o peixe, o leite, ovos, mel, entre outros. São privilegiados os alimentos de origem vegetal, de agricultura biológica e produtores locais.
Ao nível da saúde, destacamos alguns dos benefícios:
- Previne doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares e renais;
- Reduz o desenvolvimento de diabetes e obesidade;
- Diminui riscos de doenças oculares;
- Auxilia na recuperação muscular e melhora a performance em exercícios físicos;
- Reduz o risco de cancro;
É uma escolha que deve ser tomada de forma ponderada e informada, não descurando das necessidades do organismo e garantindo sempre que este absorve todos os nutrientes necessários para se manter saudável. No entanto, o desafio é simples: sabia que através das leguminosas e dos cereais pode conseguir um prato bastante completo e rico em proteína?
Numa altura em que o assunto do aumento dos preços está na ordem do dia, ser Vegan acaba por ser uma alternativa económica e acessível. Actualmente, existem várias opções disponíveis e não se limitam apenas à alimentação.
No que respeita ao vestuário, são procuradas soluções mais sustentáveis e amigas do ambiente, abdicando de comprar e usar quaisquer produtos de moda provenientes de animais como a lã, a seda, a pele, as penas ou o couro.
Também os produtos de cosmética, de higiene pessoal e para a limpeza da casa são repensados, garantindo que não são de origem animal nem testados em animais.
Ser Vegan é também ser mais ponderado na hora de fazer compras. A consciencialização ambiental faz com que sejam mais atentos, para que o impulso de levar para casa artigos que não são necessários, dê lugar a escolhas mais responsáveis.
De modo a promover uma economia mais sustentável, os produtos são comprados essencialmente a granel. Se recuarmos à geração dos nossos avós, as compras eram feitas desta forma, evitando o desperdício.
Ao nível social, a comunidade Vegan assume um posicionamento que contribui para que vivamos num mundo eticamente mais respeitador: circos, jardins zoológicos, aquários, touradas ou qualquer espectáculo que se sirva de animais como atracção, são locais que não só não frequentam, como lutam afincadamente contra a sua promoção.
Por norma, são membros activos nas suas comunidades, participando de forma interventiva nas lutas pelas causas em que acreditam.
São tudo boas razões para que repensemos as nossas escolhas, que passam por sermos mais conscientes, menos consumistas, e acima de tudo, que respeitemos sempre as opções de cada um.
Ainda vamos a tempo!
Deixe um comentário