Como ser “fit” no Natal? – 7 dicas essenciais
Jantares de Natal da empresa. Almoços de Natal com amigos. Ceia de Natal em família. Almoço de Natal com tudo e mais alguma coisa. Doces. Um copo de vinho. Passagem de ano. E só mais uma fatia de Bolo Rei que não faz mal nenhum. As romãs no dia de Reis compensam.
Depois, segue-se a culpa, que dá lugar à pressão de preparar o corpo para o Verão: ir ao ginásio e ter uma alimentação mais saudável estão na lista de objectivos a cumprir no novo ano. Sabia que janeiro é o mês com maior número de novas inscrições nos ginásios?
A verdade é que a época do Natal puxa para alguns excessos alimentares, e dizer “não” a mais uma fatia de bolo pode ser motivo para deixar a avó bastante sentida!
A questão está em saber moderar a quantidade do que consumimos, e acima de tudo, optar pela qualidade nutricional. Não há mal nenhum em comer um doce ou uma rabanada, e deve fazê-lo sem sentir culpa. No entanto, é sabido que tudo o que acontece em exagero, não é saudável. E resistir a uma mesa composta por todo o tipo de tentações é uma missão que parece quase impossível. Mas a verdade é que pode se bem mais simples do que imagina:
Mantenha-se bem nutrido:
se fizer pequenas refeições de pouco em pouco tempo, evita a sensação de fome e desta forma evita também a “gula”. Fica mais fácil provar apenas um pouco daquele doce, ou evitar a encher o prato, reduzindo assim sensação de enfartamento;
Evite comprar ou confeccionar demasiadas sobremesas:
se os eventos acontecem na sua casa, reduza a quantidade de pratos de baixo valor nutricional. Opte por receitas mais saudáveis, preferencialmente confeccionadas por si, com menos açúcar e matéria gorda;
Trave o sedentarismo:
o que agrava ainda mais a questão dos excessos alimentares característicos desta época é o elevado número de horas que as pessoas passam sentadas à mesa, dificultando a digestão dos alimentos. Aposte na mobilidade, dê uma caminhada depois da refeição ou a uma dinâmica de jogos em família;
Por muitas dicas que lhe deixemos, a verdade é que inevitavelmente estes dias festivos deixam marcas no organismo e podem conduzir a problemas graves, como doenças cardiovasculares, obesidade, e problemas dentários e de pele.
Terminada esta quadra, é importante regressar à rotina e impor alguma disciplina de modo a recuperar dos excessos. Eis alguns cuidados que pode (e deve) adoptar:
Opte por uma alimentação saudável:
corte no sal e nos açucares e dê preferência a legumes, fruta e vegetais. Evite também comprar comida pré-feita, se possível confeccione as suas próprias refeições;
Mantenha-se hidratado:
beba a quantidade de água recomendada e evite bebidas alcoólicas;
Aposte num detox:
alguns alimentos desintoxicam e aceleram o metabolismo, como o gengibre por exemplo. Também a beterraba e a couve são excelentes antioxidantes, ricos em vitaminas e fibras. Sabia que o limão ajuda na digestão e na perda de peso? E o abacate, que por ser um alimento alcalino, ajuda bastante no bom funcionamento do organismo.
Pratique exercício fisico:
a Direção-Geral de Saúde “recomenda 30 a 60 minutos de actividade física moderada, cinco dias por semana, de forma a perder peso de forma saudável”. Sempre que possível, recorra a profissionais especializados para orientarem o seu treino de forma saudável e consciente. Se por algum motivo um ginásio não lhe parece a ideia mais atractiva, pode sempre optar por caminhadas, passeios de bicicleta com amigos, futebol, corridas matinais, aulas de grupo como yoga…
O importante é manter o corpo activo. E a mente agradece.
Deixe um comentário