You-Fit!

Makeover Ecológico

Acabei de olhar para a minha casa de banho e decidi fazer uma arrumação dos meus produtos de cosmética.

Deparei-me com 5 cremes para hidratar o corpo, 2 óleos hidratantes de corpo, 3 tipos de creme de rosto, 2 sabonetes de limpeza de rosto, 2 hidratantes de rosto mais um para quando está muito frio e preciso de uma camada mais grossa de proteção, 2 esfoliantes de corpo… Céus! Para quê tanta coisa?

Já todos eles estão abertos, portanto tenho que os usar todos num período máximo de 12 meses porque eles têm prazo de validade!

Sempre que vejo alguma publicidade de algum creme novo, que promete ser o melhor, ou vou ao supermercado e todas aquelas prateleiras tão luminosas e cheia de variedade, a minha mente obriga-me a trazer um novo… Maldita veia consumista!

Digam-me: também são assim?

Mas na verdade não temos necessidade de ter tanta variedade!

Como é que vamos entender se os produtos são bons para nós, se realmente fazem o efeito que pretendemos?

Fazer uma escolha consciente quando compramos algum produto, é meio caminho para termos bons resultados com o mínimo de gastos possível. A vida está cara!

Pensei: o que é que eu posso fazer para não desperdiçar tanto dinheiro e conseguir ser mais consciente no momento de comprar produtos de cosmética?

Reavivando os conhecimentos que tenho do curso de estética e com alguma pesquisa na internet, reuni algumas dicas que vão ajudar a não ficar com stock excessivo de produtos em casa que vão acabar por ficar inutilizados, e decidi partilhar convosco para vos ajudar, no caso de serem loucos por todos cremes cheirosos como eu!

Algumas dicas fundamentais da Pat:

– Optar por ter aconselhamento profissional sempre! Seja em loja de venda de cosméticos, institutos de beleza, farmácias ou parafarmácias peçam informações sobre que produtos podem fazer com que a sua pele fique maravilhosa e radiosa ou para que o seu cabelo fique brilhante e saudável! 

– Se tiverem alguma sintomatologia mais específica (pele muito sensível, reactiva ou atópica, eczemas, rosácea, acne severo, etc) o indicado é sempre que procurem um profissional de saúde para obterem um diagnóstico mais aprofundado e aí optarem por tratamentos indicados para estes problemas mais sérios.

– Comprem apenas se o produto que têm já está a terminar ou se sentirem que não é adequado às vossas necessidades! Ter vários produtos com o mesmo propósito e utilizar cada dia um diferente fará com que não se apercebam qual deles é que funciona para vocês! 

– Se forem dar uma olhadela aos produtos todos que têm, por exemplo, para hidratar a pele do corpo e tiverem mais do que 4 ou 5 produtos que fazem exactamente a mesma coisa, seleccionem 2 que realmente sente que são os melhores para vocês e os que sobrarem dêem a outra pessoa, assim fará com que não se desperdice produto!

– Vejam SEMPRE a validade no rótulo da embalagem e o tempo que poderá ser utilizado depois de aberto! Os princípios activos que estão nos produtos cosméticos variam muito após o contacto com o ar depois de abertos. Portanto quando abrem uma embalagem a garantia que o produto irá estar em boas condições é muito variável. Após o prazo previsto de validade a probabilidade de um produto não ser tão eficaz ou mesmo provocar algum tipo de reação alérgica é mais elevada. Tentem manter sempre os produtos em locais longe de calor e humidade, e sempre bem fechados!

– Leiam os rótulos das embalagens para identificar se são utilizados ingredientes tóxicos tanto para a sua saúde como para o ambiente. Optem por produtos orgânicos e de origem natural em vez de produtos químicos prejudiciais! Ah! E optem por produtos que não são testados em animais (Cruelty Free!)

– Prefiram as embalagens sustentáveis e recicláveis, muitas marcas de produtos de cosmética já têm opção de “refill” (voltar a encher a embalagem sem ter que comprar uma nova) ajudando na pegada ecológica.

– Podem também optar por fazer os vossos próprios cosméticos em casa! Sim, é possível! Utilizando óleos essenciais, extratos de plantas, manteigas naturais ou óleos vegetais poderão fazer produtos que serão completamente do vosso agrado! Vejam receitas na internet e façam para vocês, ou mesmo para oferecer em épocas festivas! Oferecer uma prenda “handmade” tem um significado muito especial!!!

Digam-me, vocês também têm muitos cremes em casa? Digam-me quantos cremes de corpo diferentes têm? E se os utilizam todos ou já algum está fora da validade e não tinham reparado?

Contem-me tudo! O meu nome é Patrícia Medina e vou orientar o vosso Makeover Ecológico.

Estou disponível no email: patricia.medina@idn.com.pt.

Autor

Mulher de paixões e vocações, que prova a si mesma que consegue fazer tudo a que se propuser na vida. Vou estar por cá a revolucionar a forma como vê a sua beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *